RAMIREZ colabora na primeira emissão mundial de selos em lata de conserva

Ramirez Conservas | A mais antiga fábrica de conservas | RAMIREZ colabora na primeira emissão mundial de selos em lata de conserva

RAMIREZ colabora na primeira emissão mundial de selos em lata de conserva

O primeiro selo português (D. Maria II) foi lançado em 1853, precisamente no ano da fundação da Ramirez & Cª (Filhos), SA. A coincidência motivou os CTT – Correios de Portugal, que pretendiam homenagear a indústria conserveira, a desafiarem a Ramirez para uma parceria na produção da primeira emissão mundial de selos em lata de conserva, já à venda nas lojas dos CTT.

«Esta colaboração com os CTT representa uma dupla homenagem à indústria conserveira. Para além da coleção de selos que evoca a história da indústria conserveira, estes ainda são embalados e comercializados no interior de uma lata de conserva, que tivemos o orgulho de produzir», explica Manuel Ramirez, presidente do conselho de administração.

Utilizar latas de conserva e a sua tecnologia de cravação para embalar outros produtos, para além das sardinhas, das cavalas ou do atum, já não é, porém, uma novidade para a Ramirez. O lançamento da operadora portuguesa de telecomunicações WTF fez-se com recurso à comercialização de cartões para telemóveis no interior de latas de conserva. Regularmente, por solicitação de um cliente, a Ramirez também embala e crava latas repletas de sardinhas… de chocolate.

«Estas são situações excepcionais. Por um lado, impõem constrangimentos à produção regular e revestem-se de cuidados especiais, como minimizar a presença de água e outros líquidos. Por outro, é sempre um orgulho para uma empresa a caminho do bicentenário como a Ramirez ter parceiros como os CTT, prestes a comemorar 500 anos e cujas origens remontam ao reinado de D. Manuel I», afirma Manuel Ramirez.

Para esta emissão especial, foram produzidas 50 mil latas especialmente serigrafadas, com seis selos cada. A lata e os selos remetem para o passado de sucesso da indústria conserveira, recuperando em fotos e ícones os processos de fabrico de outrora. Os seis selos, cujo valor facial varia entre 0,47€ e 1€, têm uma tiragem de 125 000 exemplares cada. Com um formato de 30,6 X 80 mm, os selos e a lata foram concebidos pelo designer portuense Fernando Pendão.


Ramirez Conservas | A mais antiga fábrica de conservas | RAMIREZ colabora na primeira emissão mundial de selos em lata de conserva
× Loja Online