TURISMO INDUSTRIAL


A história e os “sabores” propostos pela mais antiga indústria de conservas de peixe do mundo em laboração podem ser apreciados na nossa nova unidade produtiva, a «Ramirez 1853», que para além do vanguardismo tecnológico inclui uma loja, um relevante núcleo museológico e um auditório, focados no turismo industrial. Estamos receptivos a visitas de escolas ou de grupos de turistas com um gosto especial por conhecer, quer a nossa história, quer a evolução de uma indústria que se confunde com o pulsar de muitas cidades do litoral português…
Temos também o particular prazer de proporcionar degustações para grupos, bem como de, para projectos com umbilical relação com o mar, ceder espaços expositivos para mostras temporárias, conferências ou lançamento de obras literárias.

Loja


Ramirez, Cocagne, The Queen of the Coast, Tomé, Al Fares. Berthe ou La Rose são algumas das centenárias marcas que colocamos à sua disposição na loja–museu da «Ramirez 1853», já considerada, por auditores internacionais, como uma das cinco melhores unidades produtivas mundiais do sector agro-alimentar.

Para além das latas habituais, encontra ainda formatos para restauração ou packs para oferta, cuidadosamente decorados, de diversas marcas. São mais de 50 produtos, incluindo refeições prontas excepcionais. São produtos autênticos, de qualidade garantida, que despertam a emoção que desejamos…

Loja
Ramirez Auditorio

Auditório


À semelhança da «Ramirez 1853», que foi projectada com diversos corpos em forma de lata, também o seu auditório homenageia a forma geométrica dos produtos da empresa, mas sem que o visitante se sinta como “sardinha em lata”!

Com capacidade para 50 pessoas, é um espaço aprazível onde estudantes, turistas e outros visitantes visionam diariamente vídeos sobre a história do sector conserveiro, bem como sobre o percurso da mais antiga empresa de conservas de peixe no mundo em laboração. Estamos disponíveis a acolher, neste e em outros espaços de apoio, visitas e eventos intrinsecamente associados ao mar.

Núcleo Museológico


O Núcleo Museológico da nossa loja-museu é isso mesmo e mais nada: uma porta de entrada na história da Ramirez. Uma porta de entrada na «casa» e uma janela aberta sobre a actividade de uma empresa que desde 1853 luta e mantém viva a tradição conserveira nacional.

Aí encontra diversos modelos de cravadeiras (máquinas para fechar hermeticamente as latas de conservas), o protótipo da primeira máquina de descabeçar sardinhas, a miniatura de uma armação atuneira (sistema tradicional de pesca do atum), latas históricas ou até um quadro a óleo sobre a chegada do atum à lota.

Por entre uma multiplicidade de acontecimentos, são objectos que auxiliaram várias gerações de colaboradores da Ramirez a dar dimensão e vida ao seu projecto.