Conservas Ramirez - Alimentação Saudável

Equilíbrio de uma boa alimentação

Todos sabemos como o equilíbrio de uma boa alimentação é importante para o desenvolvimento físico e intelectual, para uma saúde de ferro, para o bem-estar em geral. E não falta informação!
Da escola à televisão, dos jornais às revistas, cada um dá os seus palpites – que isto engorda, que aquilo emagrece, que faz mal a isto ou faz mal aquilo… No meio de toda esta confusão, onde abundam conceitos bons, maus e assim assim, perdem-se boas intenções de fazer uma alimentação saudável

Um dos objectivos da RAMIREZ é a promoção do equilíbrio de uma boa alimentação, por isso, tem vindo a desenvolver parcerias com pólos universitários e científicos que possam contribuir para esse objectivo. Assim, assinou recentemente um protocolo de colaboração com a FCNAUP- Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, do qual resultou a criação do Centro de Nutrição Ramirez – CENUTRA – , que se propõe sensibilizar e promover práticas alimentares saudáveis na população portuguesa.

Alimentação Portuguesa.

A alimentação tradicional portuguesa é desequilibrada por utilizar alimentos “pesados”, como o pão, as batatas, o arroz ou o feijão?

Estes alimentos têm sido culpabilizados injustamente pelo excesso de peso. A base da alimentação equilibrada devem ser os hidratos de carbono, e a opinião da FAO/OMS é que estes devem contribuir com 55% a 60% do total das calorias diárias.

O que se tem verificado nos últimos anos é uma diminuição no consumo destes produtos e um aumento do consumo das gorduras. Tenha em conta que o que engorda mais é a manteiga ou o queijo que coloca no pão, o óleo que as batatas absorvem ao serem fritas, a manteiga/óleo que mistura na massa e no arroz, a carne gorda que acompanha a feijoada, etc.

Lembre-se que 1 grama de gordura produz 9 calorias, enquanto que a mesma quantidade de hidratos de carbono produz apenas 4 calorias.

Share this post