Ramirez 1853

1853

Sebastião Ramirez estabelece a S. Ramirez, uma fábrica, situada em Vila Real de Santo António, com duas actividades: a produção de tecidos de juta e a preparação de atum em salmoura.

Ramirez Conservas - Antiga Fábrica

1865

A S. Ramirez começa a embalar as suas conservas de atum, cavala e sardinha em latas metálicas, tendo para isso criado uma das primeiras fábricas de latas do mundo.

Ramirez 1890

1890

Na S. Ramirez passa a fazer-se uso do autoclave, que permite obter a temperatura desejada muito rapidamente, diminuindo o tempo de esterilização e evitando a alteração das latas esterilizadas durante o arrefecimento.

1908

1908

Manuel Garcia Ramirez, que sucede ao seu pai na condução da empresa, alarga a actividade à captura de sardinha, adquirindo o Nossa Senhora da Encarnação, o primeiro galeão sardinheiro português a vapor. A Ramirez desdobra-se, com novas unidades em Olhão e Albufeira.

1917

1917

Manuel Garcia Ramirez consolida com sucesso um processo de internacionalização que resulta da conquista de mercados através de marcas próprias, como é o caso da Cocagne, líder do mercado belga, onde entrara 11 anos antes.

1926

1926

Emílio Ramirez, sucessor de Manuel Ramirez na condução da empresa, transfere a sua produção da unidade de Albufeira para Matosinhos, mantendo a proximidade do mar e das capturas, que sempre norteou a estratégia da empresa.

1945

1945

Emílio Ramirez solicita o licenciamento de uma unidade construída de raiz em Leça da Palmeira, onde localiza o centro de operações da Ramirez e da sua actividade exportadora, muito facilitada pela proximidade do porto de Leixões.

1958

1958

Emílio Ramirez adquire uma nova unidade em Peniche, preparando o futuro, que imporia, anos mais tarde, por falta de matéria-prima no Algarve, uma concentração da actividade mais a Norte.

1965

1965

Manuel Guerreiro Ramirez, sucede ao seu pai Emílio Ramirez e lança os pilares da modernidade através de conceitos inovadores de conservação e embalamento, de controle de qualidade, de inovação nos produtos e na abertura a novos canais de distribuição, bem como da moderna gestão de marketing e comunicação.

Ramirez 1970

1970

A Ramirez lança uma nova embalagem de conservas de peixe com abertura fácil. Uma inovação que conquistou todo o sector, mundialmente.